quinta-feira, 13 de junho de 2013

Os Contratempos de uma pobre Mestre de RPG



Salut à tous... Vai chegando aquele período na trama que fica praticamente impossível algum jogador não cumprir com suas obrigações que é aparecer nos dias de jogo e interpretar sua personagem. Porém, lembram daquele primeiro post que mais da metade dos jogadores sumiram? E fui obrigada a dar um reboot na trama? 

Pois bem não foi tão traumático porque estava bem no começo da trama. Porém, não tive a mesma sorte, desta vez, o jogo estava sobrevivendo por quase 6 meses e por diversos contratempos não consegui levar as personagens para a parte da trama que interessava que era a viagem entre os diversos multiversos.

Quando isto finalmente iria acontecer... Dois personagens sumiram sem aviso prévio. Sinceramente, no começo pensei que fosse por causa dos estudos e outras responsabilidades como foi o que aconteceu com Jogador que interpretava o personagem Thomas (que ainda não apareceu na trama divulgada aqui no blog) estava bastante ocupado com universidade e pediu para que eu arrumasse uma saída para personagem sumir da trama mas sem que ela tivesse morrido, como se tivesse ido viajar para melhorar suas habilidades ou algo do gênero. Dito e feito. Arrumei uma solução para o problema sem que prejudicasse o avançar da trama.  


Algumas semanas se passaram e mais dois jogadores haviam sumido! Ambos extremamente importantes para trama! Sendo que um deles eu desconfie que esteja agindo de má fé... 
 Estava encurralada, não tinha outra saída a não ser seguir o que foi sugerido pelos próprios jogadores: Começar um novo jogo. E deixar aquela trama anterior na geladeira até que arrumássemos uma solução plausível para o desaparecimento daqueles personagens.

Pensei em 3 dias aproximadamente na nova trama preparei novos NPCs e reutilizei a base de alguns e aqueles que nunca chegaram a aparecer na trama. Ontem foi a primeira sessão com os novos personagens mesmo que seja outra trama que tenha tudo para vingar. Ainda sim sinto/sentirei falta da anterior, acabei me apegando aos personagens e ela não merece cair no esquecimento.  Então venho neste post deixar um conselho aos jogadores. 

Nós mestres quando pensamos em uma trama cada personagem é uma peça fundamental, quando um some as vezes é UM ou  O fator para que a mesa morra. Então quando for entrar numa mesa tenha a certeza que poderá frequentá-la e sempre ser honesto com o Mestre caso não esteja gostando da trama ou não possa continuar a jogar. Além de ser uma falta de respeito com aquele que monta a história, está desrespeitando e impossibilitando a diversão de outros que jogam na mesma. 

3 comentários:

  1. Concordo com voce em partes, porem após isso aconteçer comigo uma vez, tomei uma ação para que nunca mais ocorra.

    Ex: é fundamental na historia que o personagem A que tem a função A apareça no dia e cumpra sua função/interpretação, porem ele nao apareçer por seia la qual motivo.

    Resoluçao? eu como narrador antes disso aconteçer (nas sessoes anteriores) deixo um NPC que pode ajudar outro personagem a fazer o que o personagem A iria fazer.

    A meu ver é muito + facil criar apenas um NPC do que mudar estória,ambientação e sei la mais o que.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso quando criava outra história, tirava umas duas semanas para pensar numa trama que pudesse ir pra frente. Realmente essa ideia de ter um npc auxiliar é uma boa e acho que irei fazer isso, talvez melhore um pouco a situação quando faltas voltarem a ocorrer, Desculpa a demora a responder o comentário estive por um bom tempo ausente. Obrigada e volte sempre.

      Excluir
  2. Rapaz, olha que tirei umas férias forçadas da mesa viu... #UniversidadeSugaVidas e até a justificativa por não ter respondido seu comentário, valeu mesmo pela dica tinha já criado com a ajuda dos jogadores alguns npcs auxiliares. E realmente as férias da mesa mesmo que forçadas me ajudou bastante até para "desestressar" porque é frustrante pensar em tudo e ver que alguns caguem e andem pra isso. Obrigada e volte sempre.

    ResponderExcluir